Águas Abertas: Angélica André entre a elite mundial na 3ª etapa da Taça do Mundo em Setúbal

A elite mundial de Águas Abertas – em que se inclui a fluvialista Angélica André – está reunida em Setúbal onde este sábado se realiza a 12ª edição da FINA Marathon Swim World e 3ª etapa da Taça do Mundo, no Parque de Albarquel, Baía do Sado. A partida feminina para os 10km está marcada para as 16H10 de sábado, 10 minutos após a partida masculina.

O treinador do Fluvial, Rui Borges, fala das expectativas para a prova: “Queremos que a Angélica volte a fazer uma prova no grupo da frente até ao final. Temos de consolidar estes resultados nadando sempre com as melhores do mundo e assim preparar o Europeu de Glasgow, em Agosto”. O nível competitivo será elevadíssimo: “A prova está muito forte. Temos cá a nadar 12 das 16 primeiras classificadas do Mundial do ano passado por isso um lugar nos primeiros 20 será muito bom”, explica o técnico e acrescenta ainda: “A água está a 18º e provavelmente terá de nadar com fato isotérmico e será a primeira vez por isso é mais uma dúvida.”.

Recorde-se que a FINA introduziu novas regras para a utilização de fatos em 2017. Com a temperatura a baixo dos 18ºC será obrigatório o uso de fato isotérmico. Quando a água do circuito de competição apresente temperaturas entre os 18 graus e os 19,9 graus será opcional. Sendo que, a cima dos 20 graus de temperatura da água é proibida a utilização de fatos isotérmicos.

Angélica André medirá forças com nomes como a italiana Rachelle Bruni (prata no Rio 2016 e vencedora em Setúbal 2017), e Arianna Bridi, bronze no Mundial 2017; a equatoriana Samantha Arevalo (vice-campeã mundial 2017); a brasileira Ana Marcela, campeã mundial dos 25 km e terceira nos 10 km em 2017; a chinesa Xim Xin campeã em Setubal 2016 ou a norte americana Haley Anderson, prata nos Jogos de Londres 2012.

A etapa de Setúbal da Taça do Mundo Fina Hosa 10km Marathon Swimming World Cup integra mais uma vez a FINA Marathon Swim World Series 2018, a par de Doha (Quatar, 17 de março), Seychelles (20 de maio), Balatonfuren (Hungria, 16 de junho), Lac Megantic (Canadá, 11 de agosto), Chun’na (China, 16 de setembro), Taiwan (Taipé, 22 de setembro), Abu Dhabi (UAE, 24 de novembro).

Estamos a torcer por ti!
FORÇA ANGÉLICA!

Deslizar para o topo