SABIA QUE #3: Fluvial, instituição desportiva mais antiga do Norte de Portugal

A propósito do 142º aniversário do Fluvial que está quaaase a chegar… Sabia que o Fluvial é a associação desportiva mais antiga do Norte de Portugal e a terceira mais antiga de todo o país?

Numa época em que o desporto na região Norte era praticado somente por jovens ingleses residentes no Porto, e em que o Remo era a modalidade de eleição, um grupo de portuenses decide organizar uma regata a 20 de julho de 1875. Esta primeira experiência foi o ponto de partida para um caminho de entusiasmo sem volta. A 25 de Maio de 1876 realiza-se outra regata. Após a sua realização, entre os seus promotores surgiu a ideia de fundar uma coletividade desportiva dedicada às modalidades de Remo, Natação e Vela.

O Fluvial nasce, cresce e torna-se glorioso a partir do Rio Douro, pela organização de regatas, cortejos fluviais, travessias a nado, jogos de polo aquático e assistência nos socorros a náufragos.

O mérito do Clube Fluvial Portuense foi reconhecido por sucessivos Governos, que lhe concederam as várias medalhas de Mérito Desportivo e, mais recentemente, por ocasião das celebrações do 125.º aniversário, o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, a mais alta condecoração atribuída pelo Governo português no âmbito do associativismo desportivo.

Constam do acervo histórico deste Clube a realização das primeiras Regatas e Passeios Fluviais no Douro, e o desenvolvimento de acções de âmbito humanitário e de assistência nos socorros a náufragos, bem como a organização do 1º Congresso Náutico Nacional, que levou à criação da Federação Portuguesa de Remo.

Esta era fácil, de certeza que sabia, não? ;)

Deslizar para o topo