Sabia que #5: Fluvial, sócio-fundador de várias associações e federações desportivas

Sabia que o Fluvial foi fundador de várias associações e federações desportivas?

Em Abril de 1920, a par da Associação Naval de Lisboa, da Associação Naval 1º de Maio, do Clube Naval de Lisboa, do Ginásio Clube Figueirense, do Sport Clube do Porto e do Sport Algés e Dafundo, fundou a Federação Portuguesa de Remo, no Congresso Náutico Nacional, que decorreu no Porto.

Em 1926 foi um dos clubes fundadores da Associação de Basquetebol do Porto. Foi também fundador da actual Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e das suas antecessoras, a Associação Portuense de Natação (23 de Maio 1943), que sucedeu à delegação do Porto da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação e Liga Portuguesa dos Amadores de Natação (1920).

A 29 de Março de 1932, juntamente com o Futebol Clube do Porto, o Clube Desportivo do Porto, o Vilanovense, o Porto Atlético, o Estrela e Vigorosa Sport, o Desportivo Nun’Álvares e o Sporting Clube Araújo, fundava a Associação de Andebol do Porto, que mais tarde, em 1939, por iniciativa das associações do Porto, Lisboa e Coimbra, fundaria a Federação de Andebol de Portugal.

A 31 de Março de 1942, o Fluvial fundava, com o Académico Futebol Clube, a Associação Académica de Espinho, o Sport Clube do Porto, o Estrela e Vigorosa Sport, o Clube Portuense dos Desportos e o Vilanovense Futebol Clube, a Associação de Voleibol do Porto que, cinco anos mais tarde, fundava a Federação Portuguesa de Voleibol.

Para além destas, o Fluvial terá também sido um dos clubes fundadores da associação regional de Hóquei em Campo.

Um clube com história e que faz parte da história de várias modalidades desportivas. Assim é o Fluvial!

Deslizar para o topo